Verão exige mais cuidados com animais de estimação

Os animais de estimação sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Por isso, necessitam de alguns cuidados especiais no verão.

Estes cuidados permitem passar pela estação mais quente do ano com saúde e disposição para brincar e acompanhar os donos.

Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e locais para se abrigar do sol forte e da chuva. Também devem estar com a higiene, os vermífugos e as vacinas em dia.

No verão, cães e gatos podem tomar banho até duas vezes por semana, desde que com produtos adequados. O ideal são os xampus antipulgas especiais para animais, que não gerem irritações na pele.  A tosa também é indicada para os bichos mais peludos, proporcionando-lhes mais conforto nos dias de calor.

Quanto às vacinas e vermífugos, os proprietários devem se manter atentos para garantir que a carteirinha dos animais permaneça em dia. É importante que os produtos sejam ministrados sob orientação do veterinário.

Quem vai levar o animal para os locais onde possuem muita vegetação, interior e litoral, também deve utilizar algum produto para prevenir a dirofilária, provocada por um verme que ataca o coração.

Para evitar mal estar e estresse, principalmente em cachorros, os passeios devem ser controlados, evitando sair em horários de sol forte, principalmente os animais de pele branca, pois são mais sensíveis.

As pessoas devem tomar os mesmos cuidados que tomam com crianças, procurando fazer as caminhadas antes das 10 da manhã e nos finais de tarde.

QUANTO AO TRANSPORTE EM CARROS, DENTRO DA CIDADE OU EM ESTRADAS, É OBRIGATÓRIO LEVAR OS ANIMAIS DENTRO DE CAIXAS ESPECIAIS OU PRESOS COM CINTO DE SEGURANÇA, SENDO QUE ELES NUNCA DEVEM FICAR SOLTOS ENTRE OS BANCOS OU NO COLO. O VEÍCULO TAMBÉM DEVE SER MANTIDO FRESCO.  O IDEAL É LIGAR O AR CONDICIONADO.

FONTE: http://www.petrede.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *